16 de abr de 2013

FAZENDA NOVA OLINDA - PIAUÍ

O Povoado Nova Olinda se localiza no município de Buriti dos Montes, às margens da PI 322, Km 26. Nesse local foi erguido um império pelo Ilustre Jacob Manoel Gayoso e Almendra (General de Brigada).

O General Gayoso idealizou um projeto agropecuário neste local, cuja diversidade podemos citar: exploração da palha de carnaúba para promoção de cera; plantação de cana-de-açúcar, para produção de rapadura e cachaça (Caraíba); plantio de algodão para as indústria de tecelagem, na agropecuária, gado leiteiro para a produção de queijo e manteiga (Caraíba); produzia ainda, colorau, fubá de milho e arroz.
Todo o maquinário era movido a vapor; uma fábrica de gelo foi montada para garantir o resfriamento do leite.

O Curioso e, o mais impressionante, foi a vinda para a longínqua Nova Olinda de todo esse maquinário. As informações dão conta que esse parque industrial veio do sul e sudeste do país de navio até Fortaleza. De lá, vieram de trem até a Localidade Oiticica (CE) e, daí, transportada de carroções de ferro puxadas por juntas de bois até a Fazenda Nova Olinda.

Na década de 70, essa agroindústria começou a perder fôlego devido a concorrência dos produtos das grandes indústrias do Sul e Sudeste do país.

Hoje, essas ruínas serve para contar um pouco da história desse visionário: General Jacob Manoel Gayoso e Almendra.

Essas informações são uma síntese do texto de Benedito Rubens ao portal: www.portalcdp.com.br. Nesse portal você poderá encontrar mais informações com riqueza de detalhes.

CLICK NAS IMAGENS  PARA AMPLIÁ-LAS!

Fazenda Nova Olinda - Buriti dos Montes - PI

Fotos das ruínas do parque agroindustrial da Fazenda Nova Olinda.



















































































































































































4 comentários:

  1. Boa tarde, Sr. Stanley Moore!

    Eu também sou um amante da arte fotográfica! Sou um amador, mas gosto de registrar os belos momentos, principalmente momentos ecoturísticos. Vou viajar agora em setembro para Castelo do Piauí. Quero conhecer a Pedra do Castelo, a Cachoeira das Arraias, O Pico dos André (pinturas rupestres), A Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro e principalmente o cânion do rio Poty. Como faço para falar com o Sr. Renato, vigilante do Banco do Brasil. E por quanto ele aluga a canoa? Agradeço as informações! Parabéns pelo blog!

    Meu e-mail: a.felix_neto@outlook.com


    Atenciosamente,
    Antonio Félix da Silva Neto

    ResponderExcluir
  2. Veja essa matéria assinada por Benedito Rubens.
    http://www.portalcdp.com.br/blogs/turismo-1437.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço essa mesma referência ao Benedito Rubéns no final do texto.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre a postagem.