5 de mai de 2010

Praia da Pedra do Sal

A Pedra do Sal é uma praia do estado do Piauí, sendo a única situada na cidade de Parnaíba, localizando-se a 15 km da sede do município parnaibano.
A Praia da Pedra do Sal se encontra na Ilha Grande de Santa Isabel, ilha fluvial do Delta do Parnaíba. O acesso está disponível pela rodovia PI 116, que dá acesso da praia até as cidades de Ilha Grande e Parnaíba.

















A Pedra do Sal é dividida em duas partes: o lado Manso e o lado Bravo. O lado Manso tem poucas ondas, é de baixa movimentação e boas condições para pescaria e descanso. O lado Bravo é útil para esportes radicais como surf e asa delta. É a mais frequentada por turistas.

Na praia da Pedra do Sal se encontram muitas pedras,e alguns historiadores dizem que lá obteve a presença de fenícios, pois nas pedras tem rastros escrituturas.Nesta praia tem uma grande quantidade de Urânio.
Lenda piauiense tradicional, a do Cabeça-de-cuia é contada na Pedra do Sal. Dizem que veem ela na praia, principalmente à noite. Dizem também que vai atrás de sete marias virgens atrás dos barcos que passeiam pelo Delta do Parnaíba.
Trata-se de uma praia exuberante que, segundo dados históricos, fora um local frequentemente visitado por navegadores fenícíos que aproveitavam sua localização para realizarem experimentos astronômicos.

















Ao longe a Usina eólica na praia da pedra do sal.
Em meio as pedras localiza-se o farol, inaugurado em 1873.
Por do sol na praia da pedra do sal.
A jangada
Fotos: Stanley Moore

4 comentários:

  1. Lindas fotos ,só faltou foto de parnaiba.beijos maninho...

    ResponderExcluir
  2. Essas fotos me fizeram recordar minha infância... Passei muitas férias nessa casa das janelinhas azuis. Tenho boas recordações desse tempo e algumas fotos também !!! Parabéns pelas fotos. Abraços, Álvaro Dias

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela msg, continuem visitando o blog.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Stanley, lindas as fotos. Além disso, muitas informações que eu não conhecia. Valeu....

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre a postagem.