13 de out de 2009

VIÇOSA DO CEARÁ

A cidade de Viçosa do Ceará é um pequeno paraíso localizado na Serra da Ibiapava. Tem uma área de 1.302 km², 720m de altitude, temperatura: máxima 32º, média 24º, mínima de 18º. Para quem vem de Teresina (meu caso), o acesso é pela BR 222 até a cidade de Tianguá (CE), depois à esquerda pela CE 187.
Neste final de semana (10,11/10/09), para mais uma vez fugir do calor de Teresina visitei Viçosa e tirei essas fotos para o deleite de quem não a conhece ou mesmo para quem quer rever.
Apesar do seu grande atrativo ecológico, não é desta vez que postarei fotos desses locais. Nessa oportunidade postarei apenas fotos da própria cidade, na próxima visita, postarei fotos do morro do Itarumã que é utilizado pelos praticande de asa delta, Canion Itacolomi, Pedra do Machado, Pilões, etc.

Vejamos o que diz o site oficial da Prefeitura de Viçosa sobre sua parte histórica:

Viçosa do Ceará se encontra encravada em um santuário ecológico abençoado pela natureza. Sua paisagem primitiva e de exótico relevo, faz a perfeita harmonia com seu clima de serra. A generosidade da natureza também se reflete na hospitalidade de seu povo. Viçosa foi berço de ilustres cidadãos como o Jurista Clóvis Beviláqua, General Tibúrcio, General Bezerril, e por último, Coronel Francisco Caldas da Silveira “Chico Caldas”. O patrimônio arquitetônico colonial com a sua construção iniciada em 1695, é o testemunho vivo de três séculos da história de Viçosa, erguida a partir da construção da Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção. Ao redor dela ergueu-se a Aldeia da Ibiapaba, uma das principais missões jesuítas do país, no século XVII. A cidade de Viçosa do Ceará foi declarada oficialmente patrimônio histórico nacional pelo Iphan, no dia 14 de agosto de 2003.

Planta da Cidade
Vista Diurna de Viçosa

















Vista Noturna da Lagoa Pedro II em Viçosa















 

A Prefeitura de Viçosa construiu um imóvel localizado na Logoa Pedro II, projeto do arquiteto Gerson Castelo Branco. O objetivo é que neste local funcione um restaurante, mas infelizmente não sei porque ele ainda não inaugurado apesar de construido há vários anos.















 

Um dos principais atrativo de Viçosa é o local denominado Alto do Céu. Nesse lugar pode-se apreciar uma bela visão de toda cidade. O local é dotado de um  bosque, uma pequena igreja, lojinhas de artesanato e de um restaurante onde além de refeições, enfrenta-se o frio apreciando  um bom vinho acompanhado de um saboroso founde de queijo ou chocolate, etc.
Para se chegar ao Alto do Céu tem-se duas opções. A primeira é por escada (somente para que estar em boa forma), a segunda opção é de carro, para mim a melhor. Vejam!

Escadarias do Céu















 

Bosque
Cristo da Igreja do Céu
Restaurante Mirante do Céu















 

Câmara Municipal de Viçosa

















Lagoa Pedro II
Fotos: Stanley Moore

3 comentários:

  1. Stanley, gostei muito deste post, como eu lhe falei durante nossa viagem ao cânion do Poti, eu pretendo conhecer Tiangua muito em breve, ainda este ano, de modo que que considero de muita importância as informações e fotos postadas aqui. Obrigado amigo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do acervo de fotos e as informações dos lugares. Estarei saíndo de Olinda - PE para Viçosa do Ceará no dia 19/12/09. Procurei um site que pudesse ter informações e fotos da cidade, para poder fazer um ótimo passeio, muitas trilhas e claro tirar muitas fotos dessa natureza maravilhosa. Perabéns pelas fotos e acervo de informações.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre a postagem.