13 de out de 2009

PARQUE NACIONAL DE 7 CIDADES - PIAUÍ - BRASIL

Retornando de Viçosa, resolvemos almoçar no Hotel Fazenda 7 Cidade. Aproveitando a oportunidade resolvemos passear um pouco pelo Parque e tirar algumas fotografias. Como o Parque é muito grande e disponibiliza para o visitante conhecer várias rotas para as famosas 7 Cidades de Pedra, escolhemos uma de pequeno percurso onde podemos ver alguns atrativos que mostrarei à vocês.
O acesso para 7 cidades saindo de Teresina é feito pela BR-343 até a cidade de Piripiri, que fica a 26 km de distância do parque pela BR-222.

Mas é sempre bom fazer um breve relato sobre o parque. O nome vem de 7 pedras geológicas Devido a erosões de Milhares de anos que embelezam esse paraíso ecológico. Em algumas rochas é Possível encontrar inscrições rupestres como a da mão de 6 dedos.
Como eu já disse, nessa oportunidade não visitamos as 7 cidades que dão nome ao Parque, mas farei um breve relato sobre cada uma. Em outra oportunidade disponibilizarei fotografias mais:

Primeira Cidade
Piscina dos Milagres - tem uma das nascentes mais ativas do parque, que nunca deixou de jorrar, mesmo durante os anos mais difíceis de seca. Alguns locais naturais merecem ser visitados, como a Pedra dos Canhões, que parecem PETRIFICADOS troncos de árvores. Já a Pedra da Gia lembra uma rã, com a boca aberta. Banco de Praça, Pedra da Ema, da Cobra, Máquina de costura, entre outros, também fazem parte da primeira cidade.

Segunda Cidade
Arco do Triunfo: lembra o arco francês. É um dos pontos mais visitados do Parque. Mirante - é o ponto mais alto do Sete Cidades, com 82m de altura. A caminhada até o mirante recompensa: de lá é Possível ter uma bela visão do parque. Biblioteca - lembra um local com livros e papéis empilhados. Pé do Gigante, Pedra do Falo, Soldado velho, Teatro de Arena e Morro das Oliveiras fazem parte deste circuito.

Terceira Cidade
Cabeça de Dom Pedro I - bastante fotografada lembra o perfil do rosto do Imperador. Três Reis Magos, Pedra do Beijo, do Segredo, do Pombo, Dedo de Deus, Cara do Diabo, Pedra de Nossa Senhora, Cavalo marinho etc estão na cidade Terceira; Além do Mapa interessante do que tem Brasil "até a divisão dos Estados. Lá também está a Gruta do Estrangeiro, a maior do Parque Nacional.

Quarta Cidade
Também tem um Mapa do Brasil, porém sem a divisão dos Estados. De um lado mostra o mapa do país e fazer o outro do Estado do Ceará. Gruta do Catirina - onde morou José Catirina, o curandeiro das Sete Cidades. Pinturas pré-históricas não Archete, Pedra Leão deitado, Cabeça de Águia, Dois Irmãos, Dois Lagartos etc estão neste circuito.

Quinta Cidade
Lá está a Pedra das Inscrições com belas pinturas pré-históricas, além da Furna do Índio, com inscrições que lembram rituais de caça. A Pedra do camelo, do Rei (de costas com seu manto e coroa) e da Casa do Guarda estão na quinta cidade imaginária.

Sexta Cidade
As pedras da Tartaruga (lembrando seu casco), do Elefante e do Cachorro são os destaques desta cidade

Sétima Cidade
Acesso permitido somente com autorização do Ibama. Lá está uma reserva ecológica para preservação da fauna, flora e dos monumentos ricos em inscrições rupestres. A Gruta do Pajé tem muitas inscrições rupestres. Em cima dela há o Dragão Chinês.
Além das belas formações rochosa, também tem o Parque Cachoeira, animais silvestre, piscina natural, a 12 km de trilhas para treking, restaurante, hotel, etc:

Pedra do Elefante
Arco do Triunfo















Rocha com inscrições rupestres

A mão com seis dedos
Pedra da Cobra
Ao lado da Pedra da Cobra Tem um mezanino de Pedra chamado de biblioteca, desse local tem-se uma vista primorosa do Parque, vejamos:
Cachoeira
Os animais: Camaleão e o mocó
















Fotos: Stanley Moore




Um comentário:

  1. Stanley, acredito que esta cachoeira seja a Cachoeira do Riacho, ou estou enganado?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre a postagem.