28 de set de 2009

Castelo do Piauí, um lugar para ser descoberto

A origem do Município de Castelo do Piauí data do início do século XVIII, quando chegaram as primeiras famílias no lugar denominado Rancho dos Patos, que foi elevada à categoria de freguesia em 1742, sob invocação de Nossa Senhora do Desterro.

O povoado Rancho dos Patos foi elevado à categoria de vila e sede Municipal, por Carta Régia datada de 19 de junho de 1761, com a denominação de Marvão. Esse ato doou uma légua de terra para patrimônio de sua municipalização. A instalação do novo município deu-se no dia 13 de setembro de 1762.

O nome Vila de Marvão foi modificado para Vila de Castelo em 1890, mas em decorrência de legislação que proibia a duplicidade de nomes nas cidades e vilas brasileiras, o município voltou a sua denominação primitiva de Marvão em 1942, com resistência por parte da população. Até que em 15 de dezembro de 1948 foi elevada à categoria de cidade por um Decreto Estadual e passou a denominar-se Castelo do Piauí. Mas a instalação solene da cidade só ocorreu em 01 de janeiro de 1949.

Além da origem histórica do município de Casteló, se faz necessário informar suas belezas naturais ainda pouco explorada. A pedra do Castelo formação rochosa de raríssima beleza dá nome ao município, a cachoeira do covão que é tão bela sêca ou cheia, as formações rochasas do Picos dos Andrés, o ninho do urubu com suas inscrições rupestres, da mesma forma no morro do jatobá.

Este é portal da cidade de Castelo do Piauí. Seu idealizador, desingner e autor da foto é o amigo Juscelino Reis. Juscelino também é o idealizador de um monumento para a pedra do castelo, mas que apesar da beleza, parece que não vai ser construído porque tudo indica que o Governo do Estado já licitou outro projeto menos arrojado e feito de material totalmente diferente das famosa pedra decorativa originária da região como essa do portal. Mas se você tiver a curiosidade de conhecer o projeto do Juscelino acesse: juscelreis.blogspot.com

Foto: Juscelino Reis

















Igreja Nossa Senhora do Desterro - Castelo do Piauí
Câmara de Vereadores



A 30 km de Castelo o visitante poderá conhecer o Parque Municiapal Pedra do Castelo, maravilhosa formação rochosa que serviu de inspiração para o nome do município. A pedrat em esse nome porque suas formas lembram um castelo. O lugar também é usado por romeiros para rezar e agradecer pelas graças alcançadas.



















Saindo da cidade de Juazeiro em direção à Castelo, o visitante entra à direita e percorrendo em torno de 8 km e chegará a um lugar bonito de se ver. Trata-se da Cachoeira do Covão. A Cachoeira do Covão fica nas terras do Senhor Etevaldo, pessoa muito hospitaleira que não abre mão de pessoalmente mostrar essa maravilha da natureza. Tive a oportunidade de ir por duas vezes a Cachoeira uma quando estava com água (em maio) e outra sem (em julho), confesso que fiquei em dúvida quando ela é mais bonita, mas acho que essa dúvida cabe a cada um tirar, por isso, visite-a garanto que não vai se arrepender.

















 

Em maio/2009, época das chuvas a cachoeira estava linda e perigosa. Mas com a ajuda do Seu Etevaldo (que sabe o caminho das cobras), Eu, Celso e Henrique conseguimos descer e tomar esse banho maravilhoso.
P.S. Antes que pensem algo de errado, as marcas nas perna do Celso e na minha são devido ao short de ciclismo que conta com a ajuda do sol que faz esse "estrago".
Voltei em julho à cachoeira do covão com o Celso. Vejam como o Seu Etevaldo faz para descer até o fim da cachoeira. Foi dessa forma que descemos em maio quando tinha água (foto acima). É impressionante, são belezas distintas, mas confesso que não sei qual delas é a mais bonita.

Por essa foto pode-se apreciar o mesmo lugar com e sem água.


As fotos a seguir mostra nós descendo até o fim da cachoeira.


Essa foto é do final da cachoeira, é o único lugar que ainda fica com água. Mas, segundo seu Etevaldo ninguém toma banho nesse local devido a uma enorme cobra e jacarés. Bom, eu não esperei para verificar a autenticidade da informação, preferi confiar.

A cidade de Castelo é um paraíso para quem gosta do ecoturismo. Além do que já foi mostrado aqui, o município de Castelo é rico em escrições rupestres como as localizadas no local chamado Ninho do Urubu.




Próximo ao Ninho do Urubu encontramos as belas formações rochosas do Picos do Andrés. Imperdível!

















Saindo de Castelo em direção ao município de São Miguel do Tapuio, mais ou menos 30 km à direita, percorrendo um estrada de terra chega-se à localidade chamda Aroeira onde se localiza o Morro do Jatobá com sua beleza natural e suas inscrições rupestres. Mais à frente temos também uma beleza de Morro que denominamos de Pedra Furada, fica na localidade Cumbe de Cima.




Antes de Castelo o visitante pode conhecer a Cachoeira da Arraias. Trata-se de uma cachoeira com duas quedas d´águas, mas como a foto foi tirada no período das chuvas não é possível vê-las.
Fotos: Stanley Moore

5 comentários:

  1. Vendo aqui os atrativos castelenses sob a ótica de outro observador, vejo como fomos abençoados com tantos lugares propícios à prática do ecoturismo e turismo de aventura. Apesar de a Cachoeira do Covão não estar ainda inserida no roteiro turístico, por ser propriedade privada, já tive oportunidade de conhecer o lugar, é realmente muito bonito de se ver. Fica aqui o convite para seus leitores conhecerem mais atrativos castelenses através do blog abaixo:
    www.condatur.wordpress.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como chegar de Teresina, não irei de carro, há ônibus? Tem guia na cidade para este passeio? Dicas! Obrigado! Wellington, João pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! De Teresina para Castelo do Piauí você pode ir pela Transfurtado. A distância de Teresina à Castelo ´são de 200km. O melhor período para visitar o canyon é entre junho e julho. Em Castelo há guias que poderá lhe levar. Procure o Robson Miguel na Prefeitura.

      Excluir
  3. Gostei muito!!! tenho varias ideias e pensamentos e me dizem que os portugueses na colnização do brasil , passaram no piauí e e tentaram construir um castelo onde hj é conhecido como pedra de castelo , as gravuras e a forma que a pedra foi escupida , conseguimos ver que pode ter sido usada para fins religiosos no período que o príncipe de Portugal dom joão filho de Dom João sexto , Saiu Da bahia até Teresina se olhar no mapa pode ver que da bahia podemos imaginar o trajeto que fizeram e se Hospedaram em castelo .... é apenas uma hipótese mais é bem interessante sou de São paulo caso haja interesse entre em contato comigo sobre meu estudo 11 983676372

    ResponderExcluir
  4. olá Gostei muito !!! Tenho algumas teorias que a cidade de castelo do piauí pode ter sido ocupada por portugueses e onde fica hoje o local conhecido como castelo do piauí pode ter sido escupido para fins religiosos do príncipe Dom joão filho de Dom joão VI ... em sua passagem da Bahia para Teresina .. que pouco depois foi coroado a Rei.
    Sou de são paulo meu numero 11 983676372 caso haja interesse em saber da minha teoria ..

    a pedra de castelo pode não ter sido feita pela natureza seu formato e estrutura lembra os castelos catalães escupido em rochas no seculo XVIII

    obrigado muito legal ....

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre a postagem.